Falcoaria, uma arte milenar

História

A Falcoaria é uma arte milenar que consiste no adestramento de aves de rapina para a captura de presas. É provável que seu desenvolvimento inicial tenha se dado em razão da necessidade de obtenção de alimento. Não há conhecimento de registros definitivos acerca de sua data e local de origem, mas acredita-se que tenha surgido há mais de 3700 anos na China, Mongólia e Pérsia.

A forma como a prática chegou ao mundo ocidental é desconhecida, mas o registro mais antigo de sua presença na Europa é uma representação datada de 500 d.C.. Localizado em Argos, na Grécia, este mosaico ilustra uma caça aos patos com utilização de aves de rapina.

Por volta de 750 d.C. surgiram os primeiros manuscritos ocidentais que se tem conhecimento sobre o assunto. Destaca-se aqui a publicação de De Arte Venandi cum Avibus, vasto tratado escrito por Frederico II, imperador da Alemanha, em 1247. Pouco a pouco a cultura europeia revestiu a Falcoaria com uma aura nobre e associou sua prática à sofisticação e à cultura tidas como "superiores". 

Falcoaria no Brasil

 

 

No Brasil a Falcoaria foi oficializada em 19 de outubro de 1997, através dos falcoeiros: Guilherme Fernandes Queiroz (MG), Jorge Sales Lisboa (RJ) e Leo Tatsuji Fukui (RJ) com a criação da ABFPAR - Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina, uma entidade sem fins econômicos (lucrativos), destinada a apoiar e desenvolver inciativas de pesquisa e proteção das aves de rapina em todo o Brasil. A partir desse momento a falcoaria se tornou mais difundida e popular sendo abordada em programas televisivos, documentários, reportagens e congressos relacionados à conservação das aves de rapina.

 

Apesar de ainda não possuir regulamentação legal no Brasil, a falcoaria vem sendo bem acolhida pelos órgãos ambientais, pois se mostrou uma ferramenta eficiente para a reabilitação de aves de rapina e no controle de fauna nociva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"A falcoaria pode ser definida sucintamente como caçar presas selvagens em seu estado natural com uma ave de rapina treinada."